Histórico dos encontros

logo

COMO INICIOU O ENCONTRO DAS FAMÍLIAS CAMPOS E ARAÚJO?

O Encontro das Famílias Campos e Araújo teve como fonte de inspiração, para sua criação, o Encontro da Família Abreu, em Goiás.

A partir da experiência da família Abreu, Adilton Campos de Araújo – que se mudou de Goiânia para Xinguara – PA em 1982, onde já residiam seus pais Benone Campos de Araújo e Eduvirge Ferreira Campos, seu tio Aldo Campos e cinco dos seu sete irmãos – começou a difundir a ideia da criação do Encontro da Família inicialmente entre os parentes residentes em Redenção – PA, onde o  projeto criou corpo e foi levado aos parentes dos Estados do Tocantins, de Goiás e do Distrito Federal, culminando com a tão sonhada criação do nosso encontro, que teve num primeiro momento como título: ENCONTRO DAS FAMÍLIAS CAMPOS, ARAÚJO E MARIANO.

Este fato se deu numa tarde de domingo, no Natal de 1996, na fazenda Capuava, de propriedade de Manoel Messias Campos, em Redenção – PA, ocasião e local em que os parentes de Xinguara e Redenção se reuniram para as comemorações natalinas naquele ano, e em assembleia foi deliberado e aprovado oficialmente a criação do nosso encontro, com apoio unânime dos presentes.

Estes, por sua vez, ficaram sendo os fundadores, isto é, os que na ocasião estavam presentes e residiam nas duas cidades citadas acima (relação nominal do final deste texto).

Naquela oportunidade deliberou-se também que o referido encontro deveria ser anual, no mês de julho e que o primeiro deveria ser realizado em Redenção, no ano seguinte, 1997, cidade onde até hoje se encontra o maior foco da família Campos e Araújo no Estado do Pará; desde então liderada por Manoel Messias Campos e Euvaldo Campos de Araújo (Valdim).

O encontro foi criado com os objetivos de manter e estreitar os vínculos familiares, cultivar a integração da família, reaproximando os parentes de todas as faixas etárias, valorizar a família enquanto instituição criada por Deus e base da sociedade, e ainda visando diminuir os espaços territoriais geográficos que nos separam; com  o cuidado de não transformá-lo em encontro religioso  ou político.

Posteriormente os membros da Família Mariano decidiram realizar o seu encontro em separado. Com esta mudança a nomenclatura usada como título do nosso evento passou a ser Encontro das Famílias Campos e Araújo.

Em 2011, no 13º Encontro realizado em Barra do Garças – MT, na Assembleia dos Coordenadores, foi proposto, deliberado e aprovado que o referido encontro passaria a ser denominado “Encontro da Família Campos”. Alegando que o nome Campos e Araújo passava a ideia de que o encontro era apenas dessas duas famílias, quando, na verdade, muitas outras famílias estão unidas a estas pelos laços de parentesco e fazem parte do encontro; como é  o caso das famílias: Abreu, Souza, Barbosa, Brito, Gonçalves, Santana, Pereira, Ferreira, Rodrigues, Costa, Amouri, Paula e tantas outras. De forma que os parentes procedentes destas famílias entenderam que, para se fazerem representar neste contexto, o nome do encontro ficaria muito extenso e inviável, razão pela qual, com a concordância da grande maioria dos presentes, optou-se pelo entendimento de que o nome Encontro da família Campos, seria então utilizado para representar todas estas famílias.

Na tarde de sábado,     dia seis de julho de 2012 em Palmas – TO, na Assembleia dos Coordenadores, dentre outros assuntos, deliberamos sobre proposta de João Campos de Araújo, nosso Coordenador de Honra, que levando em conta o descontentamento de alguns parentes e coordenadores,  propôs que o nome do Encontro que sofreu alterações em Barra do Garças em Julho de 2011 para “Encontro da Família Campos” retomasse o nome anteriormente utilizado, ou seja, “Encontro das Famílias Campos e Araújo. Apelando em nome da unidade da família, houve uma acolhida da proposta. Desta forma a nomenclatura utilizada desde aquela data voltou a ser “Encontro das Famílias Campos e Araújo”.

Assim iniciou e se deu a sequência de realizações dos nossos encontros.

idealizadores

I – Redenção/PA – 1997;

II – Gurupi/TO – 1998;

III – Goiânia/GO – 1999;

IV – Palmas/TO – 2000;

V – Paraíso/TO – 2001;

VI – Brasília/DF – 2004;

VII – Barra do Garça/MT – 2005;

VIII – Gurupi/TO – 2006;

IX – Conceição do Araguaia/PA – 2007;

X – Santa Tereza do Tocantins/TO – 2008;

XI – Jaú do Tocantins/TO – 2009;

XII – Lagoa da Confusão/TO – 2010;

XIII – Barra do Garça/MT – 2011;

XIV – Palmas/TO – 2012;

XV – Goiânia/GO – 2013;

XVI – Redenção/PA – 2014.


LISTA DE PRESENÇA DOS FUNDADORES NA REUNIÃO DE CRIAÇÃO E INSTITUIÇÃO DO ENCONTRO DAS FAMÍLIAS CAMPOS E ARAÚJO NO DIA 25 DE DEZEMBRO DE 1996 NA FAZENDA CAPUAVA – MUNICÍPIO DE REDENÇÃO, ESTADO DO PARÁ.

 

Fielmente transcrito do Livro de Atas
Nro Nome
01 Adilton Campos de Araújo
02 João de Deus Mariano Campos
03 Manoel Messias Campos
04 Leontino Martins dos Santos
05 Maria das Dores Mariano Campos
06 Leonice Campos Martins
07 Deuzimá Campos Martins
08 Benone Campos de Araújo
09 Rosa Coelho de Araújo
10 Eva Teixeira dos Reis Guedes
11 Kledson Ribeiro da Silva
12 Vilma Martins da Silva
13 Jackson Ribeiro da Silva
14 Maria de Lourdes Martins da Silva
15 Ana  Francisca Coutinho de Araújo
16 Simey Lima Campos
17 Célio Mariano Campos
18 Emanuela Mariano Campos Silva
19 Manoel Afonso Mariano
20 Marta Mariano Campos Ferreira
21 Mirian Campos Martins
22 Carmen Peixoto Lima
23 Ronaldo de Assis Ferreira
24 José de Arimateia Martins
25 Eliane de Fátima Santana Araújo
26 Flordalício Guedes da Silva Henrique
27 Luzinete Maria Saraiva Araújo
28 Luzilene Saraiva Campos
29 Silvania de Matos Abreu
30 Valdeci Campos dos Santos
31 Sinnara Simey Lima Campos
32 João Marccos Lima Campos
33 Gabriel Mariano Campos Martins
34 Lucas Rozemberg Santana Campos
35 Thayrine Michelle Santana Campos
36 Janio Campos Martins
37 Regina Ferreira Campos
38 André
39 Álvaro
40 Kevillin Ramon Martins da Silva
41 Ricardo
42 Raquel
43 Euvaldo Campos de Araújo
44 Gerssina de Paula Campos
45 Vanaldo de Paula Campos
46 Elizângela de Paula Campos
47 Andreia de Paula Alves
48 Nilza Alves Matos Abreu
49 Silvana
50 Wiliam
51 Henrique Teixeira dos Reis Guedes
52 Pupila Teixeira dos Reis Guedes
53 Edite Campos

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>